Contador: saiba como ser especialista em Direito Tributário

contador especialização
Contador: saiba como ser especialista em Direito Tributário
5 (100%) 1 vote

Quando se trata de imposto de renda, ninguém melhor que o contador para fazê-lo. Sem dúvida, esse profissional é sempre muito cuidadoso e organizado.

Mas a verdade é que um contador especializado em Direito Tributário pode ajudar com muito mais do que apenas arquivar uma declaração de imposto.

Por exemplo, se você tiver que executar uma empresa, é recomendável contar com um contador especializado para que você tenha alguém que entenda de questões tributárias ou contábeis.

Em geral, os contadores oferecem uma ampla gama de serviços fiscais gerais e avançados, incluindo:

  • Planejamento financeiro;
  • Contabilidade geral;
  • Preparo e arquivo de formulários fiscais;
  • Planejamento tributário;
  • Assistência de auditoria;
  • Orçamento empresarial, custo e gerenciamento de ativos.

 

Por essa razão, pode ser um membro-chave da equipe para tomar decisões de crescimento do negócio.

Mas, vale lembrar que os contadores não são preparados sob os aspectos legais da legislação tributária.

Se uma empresa se envolver em processo judicial por conta do Imposto de Renda, o contador pode até ajudar na documentação necessária, mas somente um contador especialista em Direito Tributário irá ajudá-la a lidar com o sistema judicial.

 

Mas, por que fazer uma pós-graduação em Direito Tributário?

Os contadores que se tornam especialistas em Direito Tributário conseguem lidar com os deveres de um contador, bem como com os de um conselheiro fiscal legal.

Os contadores especialistas entendem melhor os detalhes da lei tributária – uma habilidade extremamente valiosa se a empresa estiver envolvida em uma ação do Imposto de Renda, por exemplo.

Geralmente, os contadores especialistas podem ajudar com:

 

  • Planejamento patrimonial ou apresentação de declarações fiscais relacionadas à propriedade;
  • Empresas que têm uma entidade ou requisitos de impostos complicados;
  • Problemas de tributação de folha de pagamento de funcionários em empresas com vários empregados;
  • Direito comercial e tributário;
  • Processos do Imposto de Renda.

 

Quais habilidades são necessárias para ser um Contador especialista em Direito Tributário?

Se você tiver talento para análise e resolução de problemas, além de capacidade de construir boas relações de trabalho com base na confiança, já está no caminho certo.

Precisa entender os princípios da contabilidade: o que é necessário para dar aconselhamento preciso e útil para indivíduos e organizações que procuram ajuda com o planejamento financeiro e a tomada de decisões.

Para os profissionais de contabilidade que lidam com qualquer aspecto da contabilidade tributária, é essencial conhecer as atuais regras contábeis tributárias.

Se você prepara declarações de impostos e outros documentos regularmente, ou assume mais um papel de assessoria e consultoria para os clientes, você precisará conhecer as implicações das regras fiscais.

Somente com uma compreensão completa do Sistema Constitucional Tributário, você poderá ajudar os clientes – pessoa física ou jurídica – a tomar as decisões financeiras corretas para seus problemas.

Um contador especialista pode ajudar a resolver muitos problemas relacionados a impostos.

Eles negociam em nome da empresa e estão aptos para analisar informações fiscais complicadas e formular um plano para resolver cada caso.

Como as leis tributárias mudam a cada ano, os especialistas em Direito Tributário também devem investir em aprendizado constante para se manterem atualizados com todas as mudanças.

Precisa de algumas dicas para escolher o melhor curso de especialização em Direito Tributário? Aqui vão algumas:

1 – Explore suas opções

O primeiro passo para determinar uma especialização em Direito Tributário que melhor se aplica a você é identificar suas opções e pesquisar, entre elas, quais possuem professores atuantes na área; se o curso oferece certificado reconhecido e se é possível conciliar estudos com sua rotina pessoal e profissional.

 

2 – Determine o tempo dedicado para os estudos

Um curso de pós-graduação latu sensu dura em média 18 meses. Você terá que escolher entre um curso presencial ou à distância, levando-se em conta que tem sua rotina familiar e profissional para seguir. Muitas vezes, um curso à distância é o mais indicado nesses casos.

Você terá a flexibilidade necessária para realizar o seu curso sem interromper seus projetos pessoais ou de trabalho. Além de otimizar o seu o tempo, uma vez que não irá precisar se deslocar até a faculdade.

 

3 – Explore os cursos online disponíveis

Mesmo se você ainda não está matriculado num curso online, você pode explorar mais sobre ele, conferindo o seu conteúdo programático, objetivos, corpo docente e se há uma vídeo-aula disponível.

Essas dicas simples poderão ajudá-lo a determinar se a especialização é ideal para você ou não.

Se a sua curiosidade intelectual foi provocada por uma aula que você assistiu, poderá ainda verificar se há a possibilidade de experimentar o curso gratuitamente por um determinado período.

atualização profissional

Na EPD online, por exemplo, o aluno pode experimentar o ambiente das aulas gratuitamente durante 7 dias para sentir-se mais seguro antes de efetuar a matrícula.

A EPD oferece cursos Latu Sensu em diversas áreas do Direito, entre elas Direito e Processo Tributário.

Todas eles são credenciadas pelo MEC: Direito Corporativo e Compliance, Direito Penal e Processual Penal, Direito Processual Civil, Direito Constitucional e Administrativo, Direito Previdenciário, Direito Municipal, Direito Empresarial, Direito Imobiliário Aplicado, Direito e Processo do Trabalho e o MBA em Gestão Pública: Políticas e Gestão Governamental.

Que tal começar agora mesmo uma especialização e tornar-se um contador especializado? Não perca mais tempo e matricule-se já!

 

curso de extensão direito

Daniel Fernandes

Daniel Fernandes

Advogado e Marketing Jurídico - Colunista no Blog do EPD Online.
Daniel Fernandes
Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *