Direito: especialização é uma tendência

Direito: especialização é uma tendência
Avalie esse post

Se você está considerando fazer uma pós-graduação em Direito, já deve ter notado que o mercado está cada vez mais exigente e a concorrência mais acirrada. Hoje em dia, já não basta entender só de leis, conhecimento que você adquiriu durante o seu curso de graduação. É preciso mais que isso.

Isso porque com a facilidade da Internet é possível que todos tenham acesso a conteúdos específicos sobre Direito Civil ou Direito Penal, por exemplo. Daí a necessidade de se especializar, entender de leis sim, mas também entender o negócio do seu cliente.

 

Tanto que aquele estereótipo de advogado erudito que só “fala bonito”, mas não é parceiro do cliente em busca de uma solução para o seu problema, ficou para trás. Segundo uma pesquisa realizada pela revista Exame com recrutadores sobre as carreiras mais promissoras em 2017, cinco delas são da área jurídica e exigem nível de especialização. Vamos conhecê-las?

  • Especialista em Compliance: A palavra é diferente, mas o significado é simples. O termo de origem inglesa, que traduzido para o Português significa conformidade, sugere “agir de acordo com a regra”. Na prática, a função do especialista em Compliance é verificar se as normas internas e externas de uma organização são cumpridas e de que forma é possível realizar boas práticas para a manutenção dessa normatização.
  • Especialista em Fusões e Aquisições: Investidores estão de olho nas empresas brasileiras, o que deve aumentar com o retorno gradual de confiança no país. Sendo assim, é necessário um especialista para atuar na intermediação de compra e venda dessas empresas e que já tenha um repertório de Direito Empresarial e Direito Societário de preferência.
  • Especialista em Recuperação Judicial: É fato que com a crise econômica brasileira, muitas empresas estão lutando para sobreviverem e não fecharem suas portas. O especialista nessa área de Direito Civil irá auxiliar os clientes no sentido de evitar a falência, especialmente daquelas que já se encontram em sérias dificuldades financeiras.
  • Especialista em Contencioso: O especialista em Contencioso irá buscar junto ao Juiz a solução de conflitos abrangendo a maior parte dos problemas cotidianos, sejam eles nas áreas civil, trabalhista ou tributária. Esse especialista é cada vez mais requisitado, visto que a fila de processos só tem crescido no Brasil nos últimos anos.
  • Especialista em Consultoria Tributária: Com a alta carga tributária no Brasil, as empresas precisam buscar alternativas para se blindarem mesmo que minimamente contra a voracidade de tantos impostos. Então, o especialista em Consultoria Tributária dará suporte na área jurídica, através de questões financeiras ou mesmo questões estratégicas da empresa.

 

 

Além dessas especialidades destacadas, existem outras que certamente estão em evidência.

As novas tecnologias, por exemplo, devem requisitar advogados especialistas para o mercado de trabalho. Temas polêmicos relacionados à internet, como comércio eletrônico, bullying, propriedade intelectual, entre outros deverão demandar cada vez mais a atuação de profissionais qualificados em Direito Digital.

Com as mudanças na legislação trabalhista e futuramente previdenciária, surge a necessidade de atualizar o conhecimento para quem já atua ou pretende atuar em Direito Trabalhista e Direito Previdenciário. Enfim, a especialização irá proporcionar a você mais credibilidade, abrindo novas oportunidades para sua carreira profissional.

Como escolher o curso de pós-graduação mais adequado?

como escolher um curso de pós

 

  • Curso presencial ou à distância?

Alguns aspectos importantes devem ser levados em consideração na hora de escolher o seu curso de especialização. A primeira delas é se você terá disponibilidade para fazer um curso presencial ou à distância. Hoje em dia, os cursos de pós-graduação ead (educação à distância) são oferecidos via internet e dispõem de inúmeros recursos visando ofertar todo o suporte pedagógico ao aluno.

  • Curta, média ou longa duração?

Outra questão a ser levantada é quanto tempo você pretende dedicar aos seus estudos. Atualmente, existem cursos de curta, média e longa duração, dependendo do objetivo de cada profissional. Fato é que independente da duração do curso, tanto alunos recém-formados têm procurado uma especialização, como também os profissionais mais experientes têm retornado às escolas para aperfeiçoarem seus conhecimentos.

  • Onde vou estudar?

É importante você buscar referências sobre o local que pretende fazer sua especialização. Faça uma pesquisa sobre o corpo docente, sobre o histórico da instituição. Sempre que possível, procure saber a opinião de alunos e ex-alunos sobre a escola e o curso pretendido. Se puder assistir a uma aula de forma gratuita, será melhor ainda.

Na EPD – Escola Paulista de Direito, por exemplo, o aluno pode optar entre os cursos presenciais e online. Na plataforma EPD Online, você poderá fazer um teste de 7 dias gratuitamente. Dessa forma, é possível fazer um “test-drive” e conferir se vale a pena ou não continuar.

O ingressante tem a oportunidade de escolher entre os cursos de curta, média e longa duração. Os cursos de curta duração são os de extensão e contemplam temas atuais e relevantes, como a reforma trabalhista e Direito Imobiliário.

Já os de média duração são os de Atualização profissional e trazem em seu conteúdo temas relacionados diretamente com o mercado de trabalho. Com duração de 4 meses, os alunos têm a chance de aprofundar o conteúdo de variados temas em Direito Civil, Direito Trabalhista, Direito Previdenciário, Direito Tributário e Direito Societário.

Por fim, os cursos de longa duração como pós-graduação e MBA podem ser realizados na plataforma EPD Online ou presencial. Na pós-graduação ead, você pode fazer o curso em Direito Corporativo e Compliance, entre outras opções. Vale lembrar, como já falamos aqui, que essa especialização está em alta. Nas diversas opções presenciais, você pode optar pela pós em Direito Eletrônico ou Direito Tributário, especializações igualmente promissoras.

 

Há ainda os cursos gratuitos oferecidos pela instituição que você pode optar através do site www.epdonline.com.br. Afinal, nenhum profissional que pretende se qualificar deve ficar de fora. Se você deseja aprender sempre e atualizar o seu currículo de maneira inteligente, esteja certo de que uma especialização é o caminho mais seguro para o seu sucesso. Seja qual for a sua área de atuação no Direito, existe um curso que irá atender suas expectativas em relação ao mercado de trabalho.

 

curso de extensão direito

Daniel Fernandes

Daniel Fernandes

Advogado e Marketing Jurídico - Colunista no Blog do EPD Online.
Daniel Fernandes

Últimos posts por Daniel Fernandes (exibir todos)

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *