Guia Salarial Jurídico no Brasil em 2018

guia salarial juridico 2018
Guia Salarial Jurídico no Brasil em 2018
5 (100%) 1 vote

Conhecer o mercado de trabalho de cada área do Direito é uma parte importante para se decidir em qual campo atuar, principalmente em um cenário de crise econômica, como foi em 2017. A advocacia também foi afetada pelas demissões, processos de terceirização e  diminuição de ofertas de cargos gerenciais.

Em 2018, entretanto, a situação parece mais promissora. Com as empresas retomando seus investimentos, a oferta de trabalho para o jurídico também tende a aumentar.

O aumento da oferta de empregos não é garantia de um lugar no mercado, entretanto, o profissional precisa estar preparado para as exigências deste. No caso do Direito, a especialização pode fazer uma diferença fundamental, é imprescindível conhecer as áreas que estão em alta e como se adequar a elas.

Pensando nisso, nós preparamos um post especial com o guia salarial 2018, de acordo com a pesquisa da  empresa de recrutamento Robert Half. Confira quais são as três áreas mais bem remuneradas do Direito no Brasil neste ano e aprenda mais sobre elas.

 

Direito Empresarial

Durante o ano de 2017, o Direito Empresarial com foco na área de recuperação judicial e falência esteve em alta. Neste ano, o crescimento concentra-se na área de contratação de advogados especializados em fusões, aquisições e contratos.

Um dos principais diferenciais para obter sucesso nesse setor é possuir visão de negócios e gostar de empreender.

A  previsão salarial é de 4.200 (advogado júnior em empresa de pequeno porte) a 23 mil reais (advogado sênior em empresa de grande porte).

 

Direito Tributário

Oferecer consultoria, planejamento e atendimento para o cumprimento das normas de arrecadação tributária é a principal função do advogado tributarista.
O  profissional exerce um papel fundamental na relação entre contribuinte e Estado, possibilitando com que a empresa tenha um planejamento fiscal, previna prejuízos futuros ou cobranças indevidas.

A previsão salarial é de 4 mil (advogado júnior contencioso tributário em empresa de pequeno porte) a 21 mil reais (advogado sênior consultivo tributário)

 

Compliance

A área de Compliance vem apresentando um crescimento significativo desde o ano passado, devido às  várias denúncias de corrupção envolvendo o governo e empresas privadas no Brasil.

As investigações fizeram com que as empresas se tornassem mais preocupadas com suas condutas empresariais. O papel do advogado de Compliance é certificar-se que a empresa está dentro de todas as regulamentações, internas e externas, e adotando as melhores práticas do mercado.

Algumas empresas estão contratando escritórios e firmando parcerias com os mesmos, enquanto outras começam a criar seus próprios departamentos de governança. Os bancos também oferecem oportunidades de trabalho nessa área, com salários que podem chegar até 40 mil reais

A previsão salarial para profissionais em escritórios varia de 4.200 (advogado júnior em escritório de médio porte) a 17.500 reais (advogado sênior em escritório de grande porte). Em empresas o salário varia entre 3.500 (advogado júnior em empresa de pequeno ou médio porte) a 35.500 (diretor jurídico em empresa de grande porte). Nos bancos o salário varia entre 3.800 (advogado júnior) a 40 mil reais (diretor jurídico)

 

Diferencial no currículo: boa formação e estabilidade

De acordo com o guia salarial jurídico, as empresas com maior demanda estão localizadas nos setores de agronegócio, saúde, serviços e bens de consumo.

Ele também aponta que, tanto as empresas como os escritórios de advocacia, estão em busca de profissionais com boa formação e estabilidade no currículo.  

Muitas mudanças de emprego em um curto período de tempo demonstram falta de interesse, segundo a pesquisa. É importante que o advogado tenha planos e objetivos bem determinados.

Quer se adequar ao mercado e garantir a sua vaga em uma dessas áreas de Direito? Confira os nossos cursos de especialização, um deles pode ser o diferencial que estava faltando no seu currículo.

Clique a baixe a tabela de previsão salarial na área jurídica.

 

pós graduação grátis

Daniel Fernandes

Daniel Fernandes

Advogado e Marketing Jurídico - Colunista no Blog do EPD Online.
Daniel Fernandes

Últimos posts por Daniel Fernandes (exibir todos)

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *