Habilidades que todo Advogado deve ter em sua carreira

habilidades advogado
Habilidades que todo Advogado deve ter em sua carreira
Avalie esse post

A concorrência no mercado de trabalho é grande, principalmente em Direito, uma das carreiras mais procuradas por aqueles que ingressam nas universidades. Além da qualificação necessária, você saberia dizer quais as principais habilidades e qualidades necessárias para ser um advogado de sucesso?

Afinal, o que os escritórios de advocacia estão buscando nos candidatos? Quais competências específicas eles estão procurando em seus futuros advogados?

Criatividade, entusiasmo e determinação não bastam. Algumas outras habilidades também são exigidas, tais como:

 

  • Habilidades de trabalho em equipe;

O trabalho em equipe é importante porque o tipo de trabalho que o advogado tende a fazer é de grande complexidade e você, provavelmente, não estará trabalhando em um projeto sozinho.

 

  • Habilidades de comunicação;

Eles também precisam de habilidades de comunicação porque é um ambiente de serviço que envolve muito contato com clientes, colegas e outros profissionais.

 

  • Interação com os negócios.

Enquanto você é um estagiário, por exemplo, procure oportunidades de negócios. Seja empreendedor. Não é fácil aprender a menos que você tenha tido a experiência anterior.  Lembre-se de questionar uma decisão tomada pelos advogados experientes, não apenas seguir as instruções sem entender a motivação.

A chave é descobrir quais habilidades são necessárias para ser um advogado e futuro parceiro na especialidade na qual você irá atuar.

Mas, quais habilidades são mais valiosas para um advogado?

 

  1. Habilidades de comunicação

Tanto orais, quanto escritas, habilidades de comunicação são importantes para qualquer advogado de sucesso, e depende de você demonstrar isso em todas as etapas de um processo de seleção, caso esteja buscando uma vaga. Se já estiver atuando na área, as habilidades de comunicação são necessárias para dar conselhos efetivos aos clientes.

Os clientes querem que você entenda seus negócios e comunique seus conselhos de uma maneira que eles possam entender. Você pode ser o melhor advogado, mas se você não se comunicar de forma eficaz e empática com clientes e colegas, construir uma carreira de sucesso será mais difícil.

Os recrutadores de advogados com pós-graduação também procuram candidatos com o potencial de trabalhar bem com seus clientes. Aproximar-se ao máximo possível de seus clientes e entender seus negócios – isso ajuda você a se tornar um advogado melhor. A capacidade de ajudar e se identificar com os outros é importante em qualquer especialidade do Direito.

 

  1. Interação com os negócios

Os recrutadores procuram candidatos que tenham verdadeiro interesse em como as empresas trabalham e como isso pode afetar os clientes com quem você estará trabalhando.

Já passou o tempo em que ser um advogado era simplesmente fornecer bons conselhos legais aos clientes. Os advogados de hoje têm que ser pessoas orientadas para os negócios.

 

  1. Vigor, energia e resiliência

Muitas vezes, o advogado terá que trabalhar por  longas horas e fazer o que for necessário para cumprir os prazos dos clientes. Por isso, é o enérgico e disposto que vai mais longe. Mostre que você tem a motivação, que é proativo. É importante responder ao estresse de forma produtiva. Além disso, aprenda a utilizar os recursos tecnológicos disponíveis, pois isso tornará a vida mais fácil e, em última análise, menos estressante.

A tenacidade é uma qualidade importante para advogados. É importante acreditar em suas próprias habilidades e continuar.

 

  1. Ser adaptável

As coisas nem sempre saem como o planejado, particularmente em negócios maiores, onde muitas pessoas estão envolvidas. Um bom advogado reagirá a eventos inesperados de forma calma e proativa. Os recrutadores irão sempre perguntar: “por que você acha que seria um bom advogado?”. Dar um exemplo de quando você conseguiu se adaptar a uma situação potencialmente estressante pode impressioná-los.

 

  1. Atenção aos detalhes

Todos os advogados devem ter atenção aos detalhes. Os advogados precisam de um olhar atento para detalhes para se comunicar de forma eficaz com colegas de trabalho e clientes. A atenção aos detalhes é parte do fornecimento de um serviço de boa qualidade. Os clientes formam opiniões sobre advogados e as empresas para as quais trabalham com base na qualidade do trabalho e comunicação.

Erros em documentos e e-mails, por exemplo, criam uma impressão negativa. Além disso, um bom olho para detalhes é importante, já que os erros podem afetar o significado de contratos e cláusulas.

 

  1. Capacidade de trabalhar em equipe

Trabalhar como parte de uma equipe é uma habilidade crucial para advogados de sucesso, assim como liderar uma equipe. Os advogados precisam de habilidades de liderança para manter a atenção das diferentes partes envolvidas num processo, por exemplo.

 

  1. Habilidade intelectual

Os recrutadores querem ver evidências de sua capacidade intelectual antes de contratá-lo. Por isso, muitas vezes, não basta possuir uma graduação, mas sim uma especialização. A capacitação contínua deve ser primeira opção para um advogado.

 

Qual especialidade escolher?

como escolher um curso de pós

O melhor aspecto do Direito Civil, por exemplo, é a oportunidade de interagir estreitamente com os clientes, de modo que a capacidade de se relacionar com as pessoas é essencial.

Já os advogados que trabalham em Direito Penal devem estar disponíveis fora do expediente comercial, o que às vezes pode tornar o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal mais difícil.

Qualquer que seja a especialidade escolhida, você poderá ter a chance de optar por uma pós-graduação à distância, na qual você terá a conciliação de vida pessoal e vida profissional.

 

A EPD online, por exemplo, oferece cursos Latu Sensu em diversas áreas do Direito.

Todas elas são credenciadas pelo MEC: Direito Corporativo e Compliance, Direito Penal e Processual Penal, Direito Processual Civil, Direito Constitucional e Administrativo, Direito Previdenciário, Direito Tributário, Direito Municipal, Direito Empresarial, Direito Imobiliário Aplicado, Direito e Processo do Trabalho e o MBA em Gestão Pública: Políticas e Gestão Governamental.

A EPD online oferece ainda cursos de atualização profissional, ou seja, de média duração e cursos de extensão (curta duração), utilizando a melhor plataforma de ensino à distância do Brasil – tecnologia da IOB Concursos Marcato.

O aluno não precisa esperar formar uma turma para começar os seus estudos, basta escolher entre os cursos oferecidos.

Também pode experimentar o ambiente das aulas gratuitamente durante 7 dias para sentir-se mais seguro antes de efetuar a matrícula.

 

Que tal começar agora mesmo uma especialização e tornar-se um advogado valorizado? Não perca mais tempo e matricule-se já!

 

palestras gratis direito

Daniel Fernandes

Daniel Fernandes

Advogado e Marketing Jurídico - Colunista no Blog do EPD Online.
Daniel Fernandes

Últimos posts por Daniel Fernandes (exibir todos)

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *