Sugestões para estudar doutrina do Direito

doutrina
Sugestões para estudar doutrina do Direito
Avalie esse post

Estudar  doutrina para prestar concurso de Direito é lei! Mas, é comum encontrar pessoas que não sabem utilizar da forma correta o recurso. Então, hoje, daremos a você algumas sugestões para estudar doutrinas do Direito para tirar o máximo de proveito e ter uma boa desenvoltura durante a prova.

 

Doutrina e Lei Seca

 

Doutrinas são fontes do Direito, realizadas por estudiosos/doutrinadores que desejam auxiliar a ciência jurídica, desenvolvendo análises (interpretações) que auxiliem os profissionais da área. A questão, é que tem muita gente que foca os estudos em doutrina e esquece de avaliar a Lei Seca, que é a fonte de todos as coisas nesta ciência.

 

Portanto, não basta ficar consultando doutrinas, é preciso estudar as próprias Leis e decorar (sim, decorar) aquelas que mais estão relacionadas com o cargo que será disputado no concurso. Concursos médios, por exemplo, costumam exigir a cópia exata da Lei e quem se preparou dessa forma, consegue ter melhor resultado.

 

Leia a Doutrina e se atualize

 

O tempo passa e muita coisa, inclusive pontos de vista, mudam! Não adianta ter uma estante cheia de livros conceituados se você não lê e entende o que cada um contém. Vale muito mais a pena ter poucos livros, mas que sejam atualizados e que possuam uma leitura de fácil compreensão – e convenhamos que no ramo jurídico não é algo tão simples.

 

Esteja atento com as mudanças do mercado e os motivos quando essas acontecem. Concurseiros preparados deixam claro isso nas provas, ao vencerem com o conhecimento pegadinhas frequentes para determinar se o candidato é ou não antenado na área.

 

Cuidado com o autor

 

Sim, muito cuidado na escolha dos autores da doutrina. É fundamental escolher fontes que te agradem, mas é indispensável escolher fontes que estejam de acordo com o perfil do concurso que você irá prestar.

 

Neste ponto, é válido levar em conta o perfil da escrita que a fonte fornece, porque ler algo complicado não só o afasta a verdade sobre o assunto, como pode provocar interpretações equivocadas sobre o tema. Então, saiba mais sobre quem está envolvido na obra e consulte professores que possam dar dicas sobre doutrinas e jurisprudência que sejam relevantes para a sua preparação.

 

Direito Civil: Doutrina e Jurisprudência

 

Embora este post tenha sido mais dedicado a quem deseja prestar uma prova, a doutrina e jurisprudência são indispensáveis na vida de um advogado. Porém, há muita dúvida sobre o tema e poucos profissionais vão em busca das estruturas que deste assunto.

 

Na EPD, sabemos a importância da Doutrina e Jurisprudência e contamos com o auxílio de acadêmicos e profissionais ativos no tema, para desenvolver a especialização (pós-graduação) no assunto e para ajudar os bacharéis que desejam solidificar suas carreiras com estes dois pilares.

O aluno encontrará não só uma grade curricular plausível focada nas responsabilidades do Direito Civil, como uma universidade séria e comprometida com o avanço de seus alunos. Mude sua carreira com a pós-graduação em Direito Civil: Doutrina e Jurisprudência!

Editorial EPD Online

Editorial EPD Online

A Escola Paulista de #Direito 🎓- EPD - oferece cursos de pós-graduação, atualização, desenvolvimento acadêmico e profissional.
Editorial EPD Online
Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *