8 Dicas para escolher uma pós-graduação a distância

motivos pós-graduação
8 Dicas para escolher uma pós-graduação a distância
Avalie esse post

A oferta de cursos de ensino a distância (EAD) cresce a cada ano e hoje essa modalidade de ensino passou a ser vista como uma ótima alternativa de formação, principalmente para quem quer estudar e trabalhar ao mesmo tempo.

 

Com tantas opções de cursos, é preciso estar atento na hora de escolher uma pós-graduação a distância para fazer valer a pena o esforço e o investimento aplicados.

 

É sempre recomendável que o candidato pesquise e compare, avalie o custo- benefício do curso, analise a estrutura da instituição, o corpo docente, de que maneira os professores participarão do programa, entre outros aspectos.

 

Saiba como escolher uma boa pós-graduação a distância com as 8 dicas a seguir.

 

  1. Docentes

 

Qualquer curso deve contar com docentes bem qualificados, e para um curso de ensino a distância isso não é diferente.

 

Além disso, os professores devem possuir titulação superior na área do curso e atuar profissionalmente na área específica.

 

Uma boa pós-graduação à distância deve contar com professores mestres e doutores no seu quadro docente.

 

  1. Plataforma de ensino

 

Alguns recursos básicos, como videoaulas e plataformas de tutoria online, devem fazer parte da estrutura de uma boa graduação à distância.

 

Outros incentivos que tornem o conhecimento mais acessível e que auxiliem o desenvolvimento pedagógico podem ser considerados pontos extremamente positivos.

 

O ambiente virtual de aprendizagem deve contemplar fóruns de discussão, chats e tutores que irão intermediar suas dúvidas junto aos professores.

 

  1. Polos

 

A instituição deve contar com um ou mais polos presenciais de boa infraestrutura em geral, onde exista sempre uma boa receptividade aos alunos EAD.

Um bom equipamento audiovisual e computadores com conexão com a internet, por exemplo, são critérios básicos para que o aluno possa realizar as atividades presenciais previstas no curso.

 

Geralmente, o encontro presencial dá-se ao final do curso de pós-graduação à distância, quando o aluno irá apresentar à banca examinadora o seu TCC (Trabalho de Conclusão do Curso).

 

  1. Atividades extracurriculares

 

Palestras, cursos livres e cursos de extensão são atividades acadêmicas extracurriculares que mostram o engajamento da instituição em estimular a reprodução do conhecimento.

 

  1. Credenciamento

 

Para que o diploma obtido no fim da graduação seja válido em todo o Brasil, o curso deve estar credenciado junto ao Ministério da Educação e Cultura (MEC).

 

Entre em contato com a instituição para confirmar o seu credenciamento e, se ainda houver dúvida, pesquise junto ao MEC.

 

  1. Encontros presenciais

 

Mesmo sendo à distância, o MEC exige que as avaliações sejam feitas presencialmente na instituição.

 

Verificar se a instituição leva essa questão a sério é uma boa forma de averiguar a sua qualidade de ensino.

 

  1. Canais de comunicação

 

É fundamental que a instituição de ensino tenha um bom canal de comunicação com os alunos.

 

Os alunos de todos os cursos EAD devem tirar dúvidas sobre o conteúdo estudado e ainda resolver eventuais problemas de acesso à plataforma de ensino utilizada.

 

  1. Certificados

 

Os certificados de conclusão de cursos à distância têm a mesma validade que aqueles concedidos em cursos presenciais. Tal prerrogativa é sugerida pela própria Lei de Diretrizes e Bases de Educação de 1996.

 

Além disso, eles também têm validade nacional e devem ser aceitos em processos públicos de seleção e provimento de cargos.

 

Mas, qual pós-graduação à distância escolher?

 

Várias instituições oferecem cursos de especialização a distância. Esta pode ser uma boa oportunidade para realizar um curso de pós-graduação em uma instituição bem conceituada, a um preço mais acessível que os cursos presenciais.

 

Outra grande vantagem dos cursos a distância são os horários flexíveis, que possibilitam estudar sem ter que deixar o emprego ou comprometer a rotina de trabalho.

 

Antes de se matricular, procure conhecer melhor a instituição, sua infraestrutura, seus pontos fortes. Se possível, converse com alunos que atualmente cursam uma pós-graduação na instituição para ter uma boa noção do que lhe espera.

 

Lembre-se que apesar de ser flexível, o ensino à distância vai exigir o comprometimento do aluno. É comum alguns alunos confundirem flexibilidade com facilidade e acabarem se desiludindo com o curso.

 

Ao se organizar para fazer uma pós-graduação a distância, é preciso levar em consideração o fator tempo. Como a carga horária não muda, o aluno precisa avaliar o tempo que terá para estudar e se conseguirá cumprir os requisitos necessários para concluir o curso no prazo contratado.

 

Normalmente, a carga horária de um curso de pós-graduação à distância lato sensu é de no mínimo 360 horas. O aluno terá o caminho de um ano e meio, em média, para percorrer até o certificado de especialista.

 

Um dos principais requisitos é ter o diploma de graduação concluído. Mas não precisa ser necessariamente na mesma área do curso pretendido. Mesmo aqueles que não são bacharéis em Direito, poderão ingressar numa pós-graduação nessa área.

 

Na EPD online, por exemplo, você poderá realizar curso de pós-graduação em Direito à distância. O aluno será orientado por professores mestres e doutores em Direito. Além disso, terá certificado ao final do curso.

 

O aluno poderá ingressar com segurança nos cursos de especialização em Direito desenvolvido pela EPD online. Todos eles são credenciados pelo MEC:

  • Direito Corporativo e Compliance;
  • Direito Penal e Processual Penal;
  • Direito Processual Civil;
  • Direito Constitucional e Administrativo;
  • Direito Empresarial;
  • Direito Previdenciário;
  • Direito Imobiliário Aplicado;
  • Direito Municipal;
  • Direito Empresarial;
  • Direito e Processo Tributário;
  • Direito e Processo do Trabalho;
  • MBA em Gestão Pública: Políticas e Gestão Governamental.

Veja todos os cursos aqui.

A instituição oferece cursos online de curta, média e longa duração utilizando a melhor plataforma de ensino à distância do Brasil .

O aluno não precisa esperar formar uma turma para começar os seus estudos, basta escolher entre os cursos de pós-graduação e MBA oferecidos.

Também pode experimentar o ambiente das aulas gratuitamente durante 7 dias para sentir-se mais seguro antes de se matricular no curso escolhido.

No site da EPD online é possível também assistir a cursos e palestras de forma gratuita e mesmo assim com certificação ao final. Os temas são sempre atuais, trazendo maior conhecimento para a rotina do advogado.

 

Por isso, não perca mais tempo e matricule-se já!

 

curso de extensão direito

Daniel Fernandes

Daniel Fernandes

Advogado e Marketing Jurídico - Colunista no Blog do EPD Online.
Daniel Fernandes
Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *