Como posso me destacar no direito e fugir do óbvio

se destacar no direito
Como posso me destacar no direito e fugir do óbvio
Avalie esse post

se destacar no direito

Saber fazer o básico na profissão de advogado é obrigatório e todos nós já sabemos disso. Existem muitos profissionais que não fogem do óbvio e sofrem por não se destacar em sua carreira, infelizmente, é muito comum a procrastinação do que buscar evolução na sua profissão.

 

Mas, como se destacar no direito?

Apesar de ser uma pergunta complexa, a resposta é simples: inovação e ir além do óbvio.

Para se destacar na advocacia é precisa estar em constante evolução, estar à frente de concorrentes diretos e indiretos, buscar tendências tecnológicas e principalmente, ter empatia. E para te ajudar nesse desafio, preparamos um material com 03 dicas fundamentais para fugir do óbvio e se tornar um advogado de destaque, independentemente de sua área de especialização.

 

Dica 01 – Você coloca seu cliente em primeiro lugar?

Um dos grandes problemas atualmente na advocacia é encontrar profissionais que na teoria dizem atender o cliente da melhor forma possível. Mas, será que na prática é isso mesmo que ocorre?

Pare e pense, quantas vezes você já fez ou visualizou a cena de um advogado irritado ou revirando os olhos aos receber uma ligação ou e-mail de um cliente com dúvidas? É uma cena bastante comum, correto?

A pergunta é: você realmente está colocando o cliente em primeiro lugar?

Lembre-se em ter empatia nas situações. Busque se comunicar constantemente com seu cliente por meio das tecnologias, seja via Whatsapp, ligações ou e-mails, tirando suas dúvidas e sempre notificando sobre eventuais mudanças ou movimentações no processo em aberto.

Claro que você não deverá estar disponível em todos os momentos, é muito importante ter equilíbrio em sua vida pessoal e profissional, contudo, isso deverá ficar claro no primeiro contato com o cliente. Durante o expediente, fuja do óbvio, responda o mais rápido e seja eficaz em sua comunicação, isso, com certeza, contribuirá para ser um advogado com foco no cliente e atendimento diferenciado.

Se coloque na situação contrária e imagine a cena: você tentando contato e sendo ignorado? Não é algo agradável de se vivenciar e ninguém gostaria de passar por essa situação, não é mesmo?!.

Tenha empatia, identifique as eventuais falhas que possam ocorrer no seu dia a dia e busque, o quanto antes, se transformar em um profissional melhor para se destacar da concorrência.

 

Dica 2 – Busque referências além da advocacia

A internet e a tecnologia em si contribui muito com conteúdos inspiradores e dicas na área de advocacia. Porém, por mais eficiente e motivador que seja ler artigos ou relatos de histórias de diversos advogados é preciso sair do óbvio e buscar referências em profissionais de diversas áreas.

Invista no estudo de tendências de marketing e tecnologia, existem muitas ferramentas que podem contribuir com uma maior produtividade e eficiência no seu dia a dia, por meio, por exemplo, do marketing jurídico no seu escritório ou departamento.

Observe profissionais que se destacam em diversas área e aplique essas dicas em sua rotina, invista em leituras de livros que não sejam somente de advocacia e busque novas fontes de inspiração/conteúdos. Se você souber outros idiomas, use desse diferencial para estudar livros e seguir pessoas influentes de outros países. Atente-se aos pensamentos e comportamentos desses influenciadores para descobrir novas maneiras de destacar em sua carreira como advogado.

 

Dica 3 – Participe ou crie grupos para compartilhar melhores práticas na área

Participe de grupos com profissionais da área que possuam uma mentalidade parecida e que desejam compartilhar as melhores práticas para construir um ambiente de trabalho mais colaborativo e disposto a superar os desafios enfrentados na área de advocacia. Mas, tome cuidado ao escolher o grupo que fará parte. Escolha pessoas que não se preocupam com a concorrência e que compartilham o que têm feito em sua trajetória profissional.

Existem milhares de grupos, contudo, muitos se reúnem apenas para fazer reclamações sobre a área ou a OAB. Isso não contribui nada para que você evoluir e sair do óbvio. Caso tenha dificuldade em encontrar o local perfeito, por que não criar um grupo com profissionais que você conheça e deseja trocar experiências?

Lembre-se que você poderá ir longe sozinho, contudo, se deseja distâncias maiores, com certeza, precisará de apoio e inspiração.

Gostou dessas dicas?! Não perca tempo e as coloque em prática o quanto antes e, assim, fuja do óbvio e se destaque no mercado de trabalho.

 

Daniel Fernandes

Daniel Fernandes

Coaching em Marketing Jurídico - Colunista no Blog do EPD Online.
Daniel Fernandes
Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *