O que você precisa saber para escolher sua área no Direito

O que você precisa saber para escolher sua área no Direito
3.7 (73.33%) 3 votes

Fazer uma pós-graduação em Direito pode ser uma ótima escolha tanto para profissionais recém-formados, que desejam expandir o seu conhecimento e entrar para o mercado de trabalho ainda mais preparado, quanto para advogados que desejam mudar a área de atuação.

Entretanto, escolher qual especialização fazer pode ser uma tarefa difícil, especialmente com tantas opções. É preciso levar vários fatores em consideração, incluindo a área que você possui mais afinidade e também quais oferecem melhores oportunidades. Pensando nisso, separamos algumas área de Direito que se mostraram promissoras, no Brasil, e devem continuar assim neste ano.

 

Direito empresarial

O Direito empresarial  permite que o advogado exerce diversos papéis junto a uma empresa, entre eles auxiliar na recuperação judicial, reestruturação de dívidas e falência.

Devido a crise econômica no Brasil, a procura por serviços nestas áreas  teve um grande crescimento no ano passado. De acordo com a Serasa Experian, houveram 685 pedidos de recuperação judicial e 829 de falência, de janeiro a junho de 2017.

Para atuar nesse setor, o advogado deve ter um perfil de conciliador, pois caberá a ele guiar a empresa por todos os trâmites legais da negociação de dívida, permitindo com que ela se recupere financeiramente.  O domínio da língua inglesa é uma diferencial, pois muitos dos credores são multinacionais ou instituições financeiras.

A remuneração varia entre 6 mil reais, para um profissional júnior, podendo chegar até 25 mil reais.

 

Compliance

As inúmeras denúncias de corrupção envolvendo o governo e empresas privadas no Brasil, em 2017, fizeram com que as empresas ficassem mais  atentas e cautelosas em relação às suas práticas de condutas de negócios. O que provocou uma alta demanda de profissionais especializados em compliance.

Advogados dessa área trabalham para assegurar que todas as atividades de uma empresa estejam de acordo com a leis e regulamentos, internos e externos.  

Além de garantir o funcionamento de seus negócios, a empresa também tem um ganho para a sua imagem, pois mostra ao mercado a preocupação em sempre adotar as melhores medidas.  O que pode trazer benefícios como desconto em linhas de crédito, valorização da organização, melhor retorno dos investimentos e vantagem competitiva.

Para que a empresa alcance esses benefícios, o profissional de compliance precisa estar alinhado com os objetivos dos administradores e possuir um vasto conhecimento sobre os negócios da mesma. Suas funções incluem gestão de risco e de pessoas, atividades de prevenção à fraude, atendimento de auditorias internas e externas, segurança da informação, dentre outras.

A remuneração salarial pode variar entre 8 mil  a 30 mil reais, sendo o primeiro para cargos de coordenação em empresas de médio porte e o último para diretores em empresas grandes.

 

Direito Tributário

Devido a grande burocracia tributária enfrentada no Brasil, o Direito Tributário é uma área de alta procura.  Os profissionais desse campo auxiliam na consultoria, planejamento e atendimento à fiscalização. Cabe a eles oferecer suporte para o cumprimento das regras em relação a arrecadação tributária.

Voltado para o estudo das regras que dizem respeito ao estabelecimento e coleta de tributos, o Direito Tributário analisa a relação entre contribuintes e o Estado.  Para desempenhar o seu trabalho o advogado tributarista necessita de um amplo conhecimento fiscal e estar sempre acompanhando a legislação.

As funções desempenhadas por esse tipo de profissional podem assegurar que uma empresa não seja cobrada indevidamente, por exemplo. Melhora no fluxo de caixa e dos resultados financeiros são alguns dos benefícios que o cliente pode obter.

A remuneração pode variar de 8 a 15 mil reais.

 

Direito Trabalhista

reforma trabalhista processosO  advogado trabalhista concentra-se nas relações empregatícias, podendo oferecer serviços  tanto para os empregadores, quanto para os empregados.

O âmbito de atendimento vai desde consultorias preventivas até o litigioso. Eles atuam em questões variadas, tais como rescisões, desvio de funções, cálculos de horas extras, férias e pagamentos de comissões.

O aumento no número de demissões devido a crise econômica no país causou uma maior procura por esses profissionais. Essa demanda tende a continuar em alta, em 2018, também por causa da Reforma Trabalhista (Lei nº 13.467 de 13 de julho de 2017), que entrou em vigor em Novembro do ano passado.

Juntamente  com a sua aprovação surgem muitas dúvidas a respeito de como ela alterará as relações trabalhistas. Os advogados dessa área são os profissionais ideias para sanarem tais dúvidas.

A remuneração de advogados trabalhistas varia entre 3 mil reais, para iniciantes, e pode chegar até 16 mil reais, para um advogado sênior.

 

Direito Previdenciário

iniciar sociedade

As discussões sobre a tramitação da nova reforma da previdência devem aumentar a procura por profissionais especializados em Direito previdenciário. Muitos contribuintes querem saber como a reforma afetará sua aposentadoria no futuro.

Os advogados dessa área  têm a função de oferecer consultoria, acompanhar e fiscalizar todas as ações necessárias para garantir os benefícios aos segurados do INSS.

 

Como escolher a especialização ideal

Agora que você já conheceu um pouco mais sobre as áreas do Direito que estão em alta no Brasil, provavelmente ficou em dúvida de qual delas é a ideal para você.

Para escolher a melhor especialização é importante fazer uma análise aprofundada de cada campo. Pesquise a área que mais te chamou atenção, procure conhecer mais do mercado de trabalho e converse com advogados do ramo.

Defina quais são os seus principais objetivos de carreira, quais rumos pretende tomar e, principalmente, escolha uma área que você tenha afinidade e que encontrará prazer ao estudar sobre ela.

Para tirar alguma dúvida ou se você já quer começar fazer a sua matrícula de pós-graduação, acesse o nosso site e confira todos os cursos online em direito.

 

curso de extensão direito

Daniel Fernandes

Daniel Fernandes

Advogado e Marketing Jurídico - Colunista no Blog do EPD Online.
Daniel Fernandes

Últimos posts por Daniel Fernandes (exibir todos)

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *