Quais são os desafios que os jovens advogados enfrentam?

jovem advogado
Quais são os desafios que os jovens advogados enfrentam?
Avalie esse post

O início de carreira de qualquer profissão é complicada, a busca por um espaço no mercado de trabalho, uma infinidade de opções de cursos para especialização e a falta de experiência para participar de vagas em empresas são alguns dos principais fatores enfrentados.

 

Porém, quando o assunto é os desafios de um jovem advogado no Brasil, todas essas situações parecem ficar mais difíceis. Baixa experiência, poucos clientes ou rede de relacionamentos, mercado saturado e com alta concorrência, dificuldades financeiras são apenas alguns dos pontos enfrentados por esses profissionais.

 

E quais os principais desafios dos jovens na advocacia?

Apesar de haver tantos empecilhos no caminho de um profissional recém-formado, existem alternativas que podem facilitar o processo. Contudo, é fundamental que o advogado tenha proatividade e resiliência para se adaptar às situações impostas e que deverão ser enfrentadas.

 

Continue a leitura e conheça os principais desafios do jovem advogado no Brasil.

 

Networking

O bom advogado precisa ter um boa rede de relacionamentos, ou seja, o famoso networking. Por se tratar de um jovem com pouca ou quase nenhuma experiência no mercado, será por meio de sua rede de contatos que o profissional aprenderá as principais necessidades e dificuldades dos clientes e, principalmente, quais alternativas devem ser tomadas para solucioná-las.

 

A Ordem dos Advogados do Brasil é uma excelente oportunidade para jovens advogados criarem ou participarem de uma rede de relacionamento com o intuito de futuramente formar parcerias. Uma oportunidade perfeita para conhecer outros advogados e seus nichos de atuação.

 

Incentivo ao concurso público

Talvez um dos maiores desafios de um jovem profissional da área de advocacia é lidar com a pressão de professores e familiares de prestarem concursos públicos, principalmente pelo fato de muitos colegas de profissão serem aprovados e garantirem estabilidade logo no início da carreira.

 

É importante destacar que apesar de ser uma grande oportunidade de carreira, o concurso público não é a única opção para jovens advogados. Existe opções, como a advocacia, que será necessário um maior tempo de mercado para conseguir colher bons frutos no profissional e, consequentemente, no aspecto financeiro.

 

Apesar de ser uma realidade difícil, o profissional deverá ser resiliente, ter disposição em buscar novos conhecimento, habilidades e comportamentos fundamentais para se destacar no mercado.

 

Especialização

Conforme já falamos nesse e em outros posts, o mercado está saturado e é preciso buscar alternativas para se destacar perante aos demais concorrentes e conquistar novos clientes. Atualmente, um profissional que deseja se sobressair deve ter um curso de especialização, e existem muitas oportunidades, basta apenas o interesse do profissional em se qualificar cada vez mais.

 

Muitos  profissionais ainda batem a cabeça por não se adequar às necessidades atuais de mercado, afinal um curso de pós-graduação permitirá aumentar sua rede de relacionamentos e eventuais parcerias, sem contar no conhecimento adquirido que permite desenvolver soluções inovadoras e eficazes perante os desafios do cliente.

 

E fique tranquilo, agora não é hora de se desesperar. Aqui na EPD você encontrará os melhores cursos de pós-graduação e com os melhores preços para te preparar e qualificar ao mercado de trabalho, deixando de ser só mais um jovem advogado para se tornar um profissional cada vez mais qualificado para solucionar os problemas no dia a dia de trabalho.

 

Não perca essa oportunidade, clique aqui e conheça todos os nossos cursos de pós-graduação! Vem participar com a gente!

Daniel Fernandes

Daniel Fernandes

Coaching em Marketing Jurídico - Colunista no Blog do EPD Online.
Daniel Fernandes
Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *