Por que Direito é uma das áreas mais populares?

Direito é uma das áreas mais populares
Por que Direito é uma das áreas mais populares?
5 (100%) 1 vote

Ser um advogado é o sonho de milhares de pessoas no mundo inteiro, e claro que no Brasil não seria diferente. O curso de Direito é uma das áreas mais populares e responsável direto por formar advogados em todas as regiões brasileiras, sendo o curso superior mais procurado em nosso país.

Segundo Censo Educação Superior, nos últimos 05 anos, o aumento nas matrículas foi de 35%.

Além de ser umas profissões mais antigas e com tradição, atualmente, a área vem se destacando no mercado nacional , sendo considerada uma das áreas mais populares do mercado, devido ao número expressivo de cursos – para todas as classes sociais – e no aumento de concursos públicos e seus salários convidativos, e também devido a Operação Lava Jato que evidenciou mais ainda o trabalho dos juízes, promotores, procuradores e advogados.

 

Veja também: Os juristas que marcaram a história no Direito

 

A carreira jurídica é também uma das profissões mais versáteis que existem, além do aspecto financeiro que muitos estudantes buscam, trabalhar nessa área permite que você se especializar em diversos segmentos e expandir seu campo de atuação.

 Assim como comentamos anteriormente, Direito é uma das áreas mais populares no Brasil e fundamental na evolução da sociedade brasileira. Por esta razão preparamos um conteúdo que dará mais detalhes sobre a profissão.

Acompanhe até o fim caso você ainda tenha dúvida se deve ou não prestar o vestibular ou continuar na área de advocacia.

 

A importância de conhecer a legislação

 Querendo ou não, a legislação pauta o comportamento das pessoas. Por isso é importante ter profissionais comprometidos em estudá-las e evitar que pessoas comuns não sofram determinados danos.  Até mesmo para o próprio profissional é importante conhecê-la para ter noção dos direitos enquanto cidadão, trabalhador, companheiro e em todos os aspectos da vida. Entender a legislação indicará a direção e a maneira correta de se agir e, consequentemente, evitará que pessoas sejam prejudicadas pela falta de informação de seus direitos.

 

Um leque de possibilidades para sua carreira

 Assim como falado acima, ser graduado em Direito possibilita que você tenha um leque de opções de qual carreira deseja seguir, desde advocacia, magistratura, promotoria, defensoria, polícia e diversas outras possibilidades. Além de tudo isso, dentro da carreira que seguir, você também terá a oportunidade de escolher qual a área de atuação que deseja trabalhar, como, por exemplo: um advogado poderá se especializar em matérias como civil, criminal, tributária, trabalhista e assim por diante.

 Mesmo se você, no meio do caminho ou durante um determinado tempo de carreira, deseja mudar sua área de especialização não será necessário muitas radicalizações ou mudanças, e sim se especializar em outro tema jurídico.

 

Concurso público é uma excelente opção

 Se você não tem interesse em trabalhar na iniciativa privada, não tem problema. O serviço público é uma das áreas que mais crescem entre os profissionais e também possibilita um leque com muitas opções. Você poderá, dentro da carreira na iniciativa pública, trabalhar como juiz, promotor, procurador, defensor, analista judiciário e etc.

 Existem muitas vagas disponíveis nos concursos, contudo é importante salientar que será necessário muito estudo para conseguir ser aprovado.

 

O curso que proporciona uma formação pessoal sólida

 Ao escolher o curso de Direito tenha consciência que você ganhará hábitos fundamentais para sua formação pessoal, como, por exemplo, a leitura e o interesse em sempre se atualizar perante ao que está acontecendo com o mundo. É importante entender que um advogado não estuda apenas a legislação, e sim diversos conteúdos sobre comportamentos, tendências, pessoas e aprenderá técnicas para ser um especialista na arte de interpretação. Você aprenderá esses conteúdos fundamentais para sua formação pessoal em matérias como: Ciência Política, Filosofia, Sociologia, Psicologia, História e muito mais.

 Entenda que o Direito é uma das áreas mais populares, é  muito mais do que um simples título. Ser um advogado é ter a certeza que você poderá fazer sim um mundo mais justo.

Editorial EPD Online

Editorial EPD Online

A Escola Paulista de #Direito 🎓- EPD - oferece cursos de pós-graduação, atualização, desenvolvimento acadêmico e profissional.
Editorial EPD Online
Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *