Fui sacar dinheiro no caixa eletrônico e as cédulas não saíram. Como agir?

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Fui sacar dinheiro no caixa eletrônico e as cédulas não saíram. Como agir?
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Quem nunca teve suas cédulas travadas no caixa eletrônico, não sabe o quão é desesperador, principalmente se for um valor alto. Mas, como agir quando seu dinheiro fica preso na máquina do banco? A primeira atitude é conferir se as cédulas não estão presas no distribuidor de dinheiro. Caso não, há outras atitudes que podem ajudar a resolver o problema.  

 

Se o distribuidor de dinheiro foi conferido e realmente não há cédulas presas, o próximo passo é verificar o extrato da conta bancária e conferir se o valor foi descontado. Agora, se as atitudes anteriores foram tomadas e o sistema realmente confirmou o débito da quantia, o seguinte passo é relatar ‘imediatamente’ o problema aos atendentes da agência se ainda aberta, caso contrário, é fundamental entrar em contato através do telefone de contato com a central 24 horas, que ficam dispostas no próprio cartão e caixa eletrônico.

 

Relatado o problema aos atendentes da instituição financeira, o estorno deve estar sendo feito dentro do prazo de 5 dias úteis, segundo o Decreto 6523/2008 da Febraban. A pessoa que teve o dinheiro preso na máquina, pode também recorrer ao Banco Central pelo número 0800 979 2345, caso não consiga contatar os membros do banco. Se o problema não for reconhecido, a pessoa pode levar todos os comprovantes a uma delegacia próxima, e abrir um boletim de ocorrência.

 

Após a constatação de que houve um problema no caixa eletrônico e confirmação de que o estorno será feito, é importante que o cliente esteja atento aos prazos para que isso aconteça. Em situações que o banco não cumprir com o tempo limite estipulado legalmente, é aconselhado acionar o Procon, que vai pressionar a empresa finalizar a pendência. O Procon trabalha com provas, portanto, guarde todos os documentos, extratos e protocolos referentes comprovando sua versão – não jogue nada fora.

 

Outra situação que pode ocorrer ao usar caixas eletrônicos, é ter o cartão retido pelo aparelho. Da mesma forma que a situação anterior, um passo primordial é contatar a central de atendimento. O problema pode ser provocado por problemas no equipamento ou por alterações fraudulentas feitas por criminosos na máquina.

 

Com o cartão preso na máquina, é importante esperar alguns minutos ao lado do cartão e ver se a máquina não o rejeita. Duas opçõe comuns nessa situação, é o bloqueio do cartão ou a retenção do cartão na agência, que após a verificação no equipamento devolverá o cartão ao cliente, se não for constatado nenhuma fraude criminosa, mas apenas um problema técnico.    

 

Para dificultar a ocorrência de problemas com caixas eletrônicos, é aconselhado que o usuário sempre verifique a situação da máquina, cheque se há telefones de contato visíveis e se não está violada, com teclas defeituosas ou partes danificadas. Mas, se mesmo em boa condição problemas surgirem, mantenha o equilíbrio emocional e solicite ajuda apenas de pessoas credenciadas pela instituição, e não compartilhe o ocorrido com desconhecidos que estejam por perto no momento.

 

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Daniel Fernandes

Daniel Fernandes

Advogado e Marketing Jurídico - Colunista no Blog do EPD Online.
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