Justiça adota técnica de constelação familiar

lei familiar
Justiça adota técnica de constelação familiar
Avalie esse post

Geralmente, as ações de família tem forte contexto emocional. Exemplo disso é quando o casal se divorcia e tem a guarda dos filhos como disputa judicial.

Para situações assim, alguns tribunais brasileiros estão adotando terapias alternativas como forma de conciliação. Essa técnica é chamada de Constelação.

A ideia é humanizar a Justiça, principalmente nas questões de pensão e guarda dos filhos.

 

O que é e como funciona a Constelação Familiar
É uma espécie de sessão de terapia num palco improvisado. Voluntários encenam uma situação real de conflito.

A pessoa que é escolhida para representar alguém vai se sentir como se fosse ela. Coloca-se então representantes da família dos envolvidos no processo até que se manifeste a origem do problema.

A encenação pode ser mediada pelo Juiz ou “constelador”. Os presentes na plateia estão na justiça pleiteando pensão ou guarda dos filhos.

Não há um roteiro e pode durar até horas. O Juiz ou constelador faz perguntas aos voluntários da encenação. A certa altura, os presentes se emocionam com a cena. Isso porque acabam se identificando.

A técnica terapêutica de Constelação Familiar consiste em deixar fluir os impulsos inconscientes que surgem nas pessoas durante a sessão. Não é um trabalho racional, mas sim emocional.

Quando se descobre o que estava oculto e se reconhece a importância disso, há um sentimento de plenitude e abre-se um caminho para que os relacionamentos fluam melhor.

A Constelação é um avanço, segundo especialistas. Através dela, as pessoas podem demonstrar seus sentimentos. Muitas vezes, o que dificulta o acordo é a falta de reconhecimento e não falta de dinheiro.

 

Como surgiu a Constelação Familiar
A técnica foi criada nos anos 80, na Europa, pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger. Para criar a Constelação, Hellinger – que é formado em Teologia e Filosofia – combinou várias técnicas.

Segundo ele, os antepassados podem influenciar as nossas vidas, principalmente quando negamos ou não aceitamos parte da nossa própria história. Dessa forma, durante a sessão, a própria pessoa enxerga o problema e tem a possibilidade de mudar.

A família é um sistema que afeta diretamente cada membro. Um trauma, um fato grave – como mortes, doenças graves, crimes, abortos – de um membro pode ter relação com as dificuldades de outro, até de outra geração, que se identifica com aquele destino trágico e tende a segui-lo.

A ideia das constelações familiares é evidenciar vínculos com o passado familiar e poder superá-los.

Desde os anos 90 a técnica é aplicada no Brasil por diversos setores. Porém, só recentemente foi incorporada à rotina judiciária, estando presente em 13 estados e Distrito Federal.

A experiência mostrou que os casais que passam pela Constelação não voltam a brigar na Justiça.

 

Novo CPC e mediação
O Novo CPC transforma as audiências de mediação numa fase obrigatória do processo e estimula o uso de novas técnicas assim para fechar acordos.

Muitos promotores, juízes e advogados estão fazendo cursos de constelação. Se for trabalhada em escritórios de advocacia, pode-se evitar que os casos cheguem ao Judiciário.

Se você atua ou pretende atuar na vara de família, deve se especializar. A EPD Online – Escola Paulista de Direito oferece diversos cursos.

Caso o seu interesse seja fazer uma pós-graduação lato sensu, a EPD possui o curso de pós graduação em Direito Processual Civil. Através dele, o aluno terá a base no Novo Código de Processo Civil.

O curso pode ser realizado por advogados, procuradores, membros do Ministério Público e da Magistratura, professores, consultores, servidores públicos, registradores, tabeliães, mediadores, conciliadores e demais profissionais que atuam em assuntos relacionados ao direito processual civil.

A especialização tem duração de 18 meses e conta com a coordenação de Fernanda Tartuce.

Vantagens

  • Curso 100% online;
  • Metodologia inovadora;
  • Instituição credenciada pelo MEC;
  • Avaliações online feitas ao final de cada módulo;
  • Apenas um encontro presencial ao final do curso para realização da Prova Final, e se necessário, Apresentação do TCC;
  • TCC -– Trabalho de Conclusão de curso com acompanhamento de um Professor Orientador;
  • Curso feito em parceria entre Universidade Estácio de Sá e EPD;
  • Certificado emitido pelas empresas parceiras e reconhecido em todo território nacional.

Para quem necessita de um curso de curta duração, a EPD Online oferece opções de atualização profissional de 4 meses de duração.

O curso Conciliação e Mediação – Processo Civil pretende atualizar sobre essa matéria de grande relevância.

Afinal, a conciliação e mediação tem se tornado importantes instrumentos de solução pacífica de controvérsias tanto na área judicial, quando na área extrajudicial.

A mediação e a conciliação são métodos alternativos de solução de conflitos e institutos recentemente incorporados ao ordenamento jurídico, tanto em lei especial (Lei 13.140/2015) como no novo Código de Processo Civil (Lei 13.105/2015).

As técnicas consistem na busca por uma solução de conflito, litigioso ou não, por meio de uma solução encontrada pelas próprias partes, com o auxílio de um terceiro encarregado de conduzir o diálogo. Celebrado acordo, este tem força de decisão judicial.

A outra opção é o curso Medidas de Urgência no Direito de Família que apresenta as significativas inovações do Novo CPC para a eficiência dos trâmites processuais e avanços na área do direito de família.

Os cursos de Atualização Profissional da EPD Online são cursos de Média Duração, que oferecem aulas voltadas para a prática de diferentes áreas do Direito.

Os cursos são destinados aos interessados em rever e aprimorar suas atividades profissionais, além de interagir com especialistas da área jurídica. São práticos e podem ser aplicados rapidamente em seu dia a dia.

Com duração de 4 meses, o programa apresenta soluções em educação continuada para estudantes, estagiários, empresários, executivos e instituições.

Toda a dinâmica das aulas é desenvolvida no Ambiente Virtual de Aprendizagem- AVA, no qual os alunos têm contato com recursos didáticos de apoio, que melhoram o aprendizado e permitem aprofundar o conteúdo abordado.

Vantagens

  • Média duração;
  • Professores qualificados;
  • Curso voltado para prática profissional;
  • Desenvolvimento de habilidades valorizadas pelo mercado de trabalho;
  • Certificado válido em todo o Brasil;
  • Atualização e enriquecimento do currículo.

Torne-se um profissional mais completo e preparado para o mercado! Não perca mais tempo e inscreva-se hoje mesmo!

Daniel Fernandes

Daniel Fernandes

Advogado e Marketing Jurídico - Colunista no Blog do EPD Online.
Daniel Fernandes

Últimos posts por Daniel Fernandes (exibir todos)

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *