O que é Compliance? Entenda de uma vez

O que é Compliance
O que é Compliance? Entenda de uma vez
Avalie esse post

O editorial Exame ouviu consultorias que confirmaram que após os escândalos de corrupção envolvendo empresas famosas brasileiras – em especial da Lava-Jato -, o Compliance é a profissão com futuro no Brasil. Mas o que é Compliance? 

 

Conversamos com o Coordenador da Pós-Graduação em Direito Corporativo e Compliance aqui da EPD, o Professor Luiz Azevedo, para esclarecer de forma simples essa profissão que está cada vez mais valorizada nas empresas. 

 

Continue a ler e entenda de uma vez o que é Compliance. 

 

Veja também: Tudo sobre a Pós-graduação em Direito Corporativo e Compliance

 

O que é Compliance nas empresas? 

 

Para entender o que é Compliance precisamos pensar em histórias de empresas que foram penalizadas judicialmente porque foram contra as normas empresariais e que não possuíam conhecimento que aquela atitude não era legal. 

 

O complexo normativo brasileiro direcionado às atividades empresariais no Brasil é bastante complexo e com tanta burocracia, organizações acabam desrespeitam as normas empresariais sem nem ao menos saber. 

 

Nesse cenário surge o Compliance, que é responsável por alinhar atividades comerciais às atividades legais. 

 

O termo de origem inglesa nasceu no cenário do Direito Administrativo americano e significa: conformidade. 

Assim, os advogados de Compliance tem o dever em zelar para que as organizações em que estão inseridos, estejam em conformidade com a Constituição e também com o mercado, conseguindo sucesso com tais atitudes.

 

Mas talvez você esteja pensando: com normas empresariais tão restritivas, como permitir que a empresa seja legal e ainda assim tenha sucesso?

 

O Professor Azevedo também o papel dos advogados de Compliance nesse desafio e contamos mais no próximo tópico.

 

Empresas legais e com sucesso

Direito Corporativo

Engana-se quem pensa no especialista em Direito Corporativo e Compliance como passivo atrás de uma mesa analisando cláusulas, só atento a coisas que estão acontecendo fora da empresa.

 

Pelo contrário: advogados especialistas em Direito Administrativo devem olhar também para a cultura interna da empresa

 

Isso acontece porque é dever dessas advogadas e advogados de Compliance atuar para que a organização consiga cumprir seu dever ético na sociedade na medida que cumpre sua função.

 

Assim, o Compliance dá entendimento de como cumprir a lei nas empresas, mas de forma que esteja conectada com a política interna e consiga transmitir ao mercado seus valores e missões

 

Aqueles que contam com a competência do Direito Administrativo conseguem obter empresas legais e de sucesso!

 

Assista ao vídeo do Professor Azevedo na sequência e não tenha nunca mais dúvidas sobre o Direito Corporativo e Compliance.  Acompanhe o canal da EPD Online no YouTube para ver mais vídeos de Direito.

Editorial EPD Online

Editorial EPD Online

A Escola Paulista de #Direito 🎓- EPD - oferece cursos de pós-graduação, atualização, desenvolvimento acadêmico e profissional.
Editorial EPD Online
Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *