Como funciona a Prisão especial para quem tem ensino superior

Prisão especial
Como funciona a Prisão especial para quem tem ensino superior
2 (40%) 1 vote

Um tema que levanta muitas opiniões no Brasil, é a prisão especial para quem tem ensino superior. Segundo a lei criada durante o governo de Getúlio Vargas (1941), pessoas com formação superior devem receber um tratamento prisional especial.

 

No entanto, o código defende somente prisões preventivas, onde a medida de prisão adotada é apenas uma atitude de precaução. Caso o acusado seja tratado como acusado o cenário é modificado e ele deverá compor a cela comum. O decreto de Lei que defende o tratamento é de nº 3.689/41, que traz o artigo 295 apresentando o inciso VII:

 

“Serão recolhidos a quartéis ou a prisão especial, à disposição da autoridade competente, quando sujeitos a prisão antes de condenação definitiva:

 

VII – os diplomados por qualquer das faculdades superiores da República.

 

Vale lembrar que fora os formados, há também outros títulos que recebem a opção de cela (preventiva) especial, como membros do Parlamento Nacional, oficiais das Forças Armadas e os militares dos Estados, os ministros do Tribunal de Contas, jurados e ex-jurados, dentre outros.

 

Em 2001, houve tentativa de acabar com a Lei sob justificativa de que ela seria uma afronta ao tratamento igualitário da Constituição; apesar de aprovada pelo Senado o projeto de Lei nº 4.208 foi recusada pela Câmara. Segundo críticos, a cela especial é protegida por muitos para continuar em vigor.

 

Apesar de um tema que divide opiniões, não há muito debate, “levantando poeira” em algumas circunstâncias polêmicas, como a ocorrida na prisão do empresário Eike Batista, que surpreendeu por não conseguir desfrutar do benefício por não ter concluído o ensino superior.

Para resumir, a cela especial para quem tem ensino superior cabe apenas em situações preventivas, ou seja, que não tenham sido definitivamente julgadas. Mas, tratando-se da isonomia defendida constitucionalmente, ainda há muitas lacunas e controvérsias que precisam ser respondidas.

Editorial EPD Online

Editorial EPD Online

A Escola Paulista de #Direito 🎓- EPD - oferece cursos de pós-graduação, atualização, desenvolvimento acadêmico e profissional.
Editorial EPD Online

Últimos posts por Editorial EPD Online (exibir todos)

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *