7 dúvidas comuns sobre curso online – ensino a distância

cursos online
7 dúvidas comuns sobre curso online – ensino a distância
Avalie esse post

Você está pensando em fazer um curso online, mas não tem certeza disso? Tudo bem, não se envergonhe! Quando comparamos um curso presencial e um curso online, geralmente muitas dúvidas aparecem.

A verdade é que apesar do número de cursos online crescerem a cada ano, provando que vieram para ficarem, alguns mitos sobre educação à distância parecem insistir.

Você poderá ouvir que ao fazer um curso online estará sozinho ou que se sentirá entediado. Até algo pior: se você tiver qualquer problema, terá que resolver por conta própria.

Essas dúvidas são muito comuns, mas ao mesmo tempo, é preciso considerar o grande valor dos cursos online em relação ao custo-benefício para os alunos e a necessidade de abertura de mais cursos online para atender a crescente demanda.

Já é tempo de esclarecer alguns mitos sobre cursos online. Educação à distância não é só conveniente economicamente falando, mas também é desafiadora, divertida e interativa.

 

Para separar o que é fato da ficção, vamos listar 7 dúvidas comuns sobre cursos online:

1 – Curso online é mais fácil?
Algumas pessoas ainda acreditam que fazer um curso online é fácil como dar uma volta no parque. Será mesmo?

Quando você compara um curso online e um curso presencial verá que ambos possuem a mesma grade curricular, o mesmo conteúdo programático.

Assim, não dá para dizer que só pelo fato de ser realizado através de uma plataforma digital, o curso online torna-se mais fácil.

Então, se você tem a intenção de fazer um curso online, prepare-se para estudar bastante!

 

2 – Vou poder me esconder atrás do computador?
Talvez você até possa se esconder numa sala de aula presencial, mas não poderá se esconder num curso online. Não tem jeito: a partir do momento que você entra no ambiente virtual, sua presença é notada.

Além disso, as aulas online são bastante interativas. Vale lembrar que não é apenas uma questão de estar ali para aprender, mas uma questão de melhorar a si mesmo como pessoa e como profissional.

Trata-se acima de tudo de uma experiência enriquecedora para toda a vida!

 

3 – Estarei sozinho?
Essa é também uma dúvida muito comum. Entretanto, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) não é solitário, pelo contrário.

Através de fóruns de discussão e participação com os demais estudantes, o aluno irá se surpreender ao se deparar com uma verdadeira comunidades de aprendizagem.

Os alunos não estão ali apenas conectados entre si, mas estão ali para se ajudarem nos estudos e ter um tempo para dialogar durante o curso.

 

4 – Terei mais tempo para concluir os estudos?
Um curso online pode até permitir que você tenha mais tempo para sua família e amigos, mas isso não significa que terá tempo sobressalente para concluir suas tarefas.

Para a conclusão de um curso online você deverá cumprir todos os pré-requisitos como se estivesse num curso presencial. A demanda de estudos é a mesma.

 

5 – Não vou precisar ler livros?
Desde que você esteja participando ativamente de uma sala de aula, seja ela presencial ou online, terá que ler textos sobre o conteúdo abordado.

O aluno poderá ler textos digitais, assim como textos impressos. Definitivamente, um curso online vai requerer muita leitura.

 

6- Vou poder contar com ajuda?
Muitas pessoas acreditam que ao se depararem com problemas durante um curso online, terão que resolver sozinhas. Mas, isso não é verdade.

Desde as questões técnicas até no auxílio com os estudos, as instituições educacionais especializadas em cursos à distância possuem estrutura e equipe para apoiar os alunos durante todo o processo.

A metodologia de um curso online prevê esse tipo de apoio através da figura de um tutor ou técnico.  De qualquer maneira, o aluno estará sempre amparado.

 

7 – Não vou saber quem são meus colegas ou professor?
Talvez você não perceba num primeiro momento, mas todas as aulas online contam com a participação de tutores e colegas.

Essa participação é conferida através dos fóruns de discussão e comunidades de alunos.

Pode não parecer, mas o aluno que faz um curso à distância, nunca mais irá olhar para a forma com que aprende da mesma maneira.

A importância da organização e da autodisciplina que se aprende durante um curso online servirá de lições para a carreira do aluno.

Agora que esclarecemos algumas das principais dúvidas, que tal saber mais sobre cursos à distância com quem mais entende do assunto?

Se você é advogado ou profissional que trabalha na área jurídica pode vir a tornar-se um aluno da EPD Online – Escola Paulista de Direito.

 

Por que fazer um curso na EPD Online?
No site da EPD Online, você poderá tirar mais dúvidas sobre os cursos à distância na seção Perguntas Úteis.

O aluno poderá realizar curso de pós-graduação em Direito à distância e será orientado por professores mestres e doutores em Direito. Além disso, terá certificado ao final do curso.

No site da EPD online é possível também assistir a cursos e palestras de forma gratuita e mesmo assim com certificação ao final.

Os temas são sempre atuais, trazendo maior conhecimento para a rotina do advogado.

Por isso, não perca mais tempo e matricule-se já!

 

pós graduação grátis

Daniel Fernandes

Daniel Fernandes

Advogado e Marketing Jurídico - Colunista no Blog do EPD Online.
Daniel Fernandes
Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *