Advogado Corporativo: Dicas Para Atuar em Empresas

Advogado Corporativo
Advogado Corporativo: Dicas Para Atuar em Empresas
Avalie esse post

Quando se pensa em advogados, geralmente, as pessoas logo associam que determinado indivíduo ou empresa está enfrentando problemas com lei e necessita resolver essa pendência o quanto antes. Contudo, se você tem pretensão de atuar como advogado corporativo, você terá um papel decisivo e determinante para orientar empreendedores e gestores das organizações na hora de resolver esses desafios e também evitá-los.

 

Antigamente era comum empresários, independentemente do segmento ou porte da empresa, contatar um advogado somente em situações onde a crise já estava instaurada na organização, ressaltando que o papel deste profissional será apenas para solucionar o problema.

 

Felizmente o cenário está mudando, o papel do advogado corporativo se tornou fundamental nas organizações que buscam um profissional interno que possa participar e orientar tomadas de decisão que impactem a companhia como um todo.

 

Veja também: Tudo sobre a Pós-Graduação em Direito Corporativo e Compliance

 

Continue a leitura para entender a importância do advogado corporativo, seu perfil  e qual é o seu papel nas organizações.

 

Afinal, qual o perfil do advogado corporativo nas empresas?

O perfil do advogado corporativo vai muito além de se envolver apenas nos assuntos jurídicos da companhia, como evitar ou solucionar problemas na justiça. Hoje o profissional precisa entender do negócio em que atua como um todo, com uma comunicação eficaz, bons relacionamentos com todos os departamentos e usando de toda sua criatividade para propor soluções aos desafios diários.

 

O advogado que queira se destacar também buscará ter conhecimento em áreas como contabilidade, administração, marketing, saber pesquisar para sempre estar à frente da concorrência e diversas outras contribuições que a empresa necessita para crescer.

 

Papel do advogado corporativo

Conforme citado acima, o perfil e o papel do advogado mudou nas organizações, tendo que se adaptar às novas tendências de mercado, não se limitando entender apenas de temas jurídicos. Por esta razão, separamos alguns tópicos que demonstra a importância do profissional para as empresas.

 

Antecipa-se ao problema

 

O advogado corporativo e sua equipe tem o papel de antecipar eventuais problemas para que a empresa não seja pega de surpresa por demandas jurídicas. Seu objetivo é entender profundamente o negócio da empresa em que atua, desde os processos da organização, sua atuação no  mercado, seus clientes para ter o conhecimento necessário para atuar e elaborar ações eficazes.

 

O profissional deve aconselhar e orientar seus clientes, internos e externos, para demonstrar se determinada estratégia será viável ou não para a companhia, além de evidenciar os possíveis prejuízos e riscos que a empresa poderá ocorrer ao dar sequência na operação desejada.

 

Participa diretamente nas estratégias da empresa

 

Para que a empresa não cometa erros jurídicos, o empreendedor deve conceder ao advogado corporativo para atuar e participar diretamente das decisões estratégicas da organização.

 

Por isso, o advogado deve participar de reuniões de negócios, analisar as leis que dizem respeito a essas negociações para contribuir diretamente no sucesso da estratégia que poderá contribuir para o crescimento da empresa.

 

Dica de leitura: Conheça as principais tendências para advogado 2019

 

Torna o ambiente corporativo mais tranquilo

 

É um fato que todo empresário e empreendedor deseja somente o crescimento de sua empresa, expandindo-a e se destacando perante a concorrência. O advogado corporativo deverá tranquilizá-lo, analisando eventuais riscos de expansão de novos negócios, sugerindo o prosseguimento ou não das negociações.

 

Isso facilitará a gestão do empreendedor, podendo se dedicar somente a sua área de atuação, sem se preocupar com questões jurídico-empresariais, afinal possui em sua equipe um profissional qualificado e altamente preparado para lidar com situações adversas durante o caminho.

 

Mas, para ser um advogado corporativo é necessário muito conhecimento sobre a área, afinal como podemos ver anteriormente, o seu papel é fundamental para o sucesso ou desastre de uma empresa.

 

Está esperando o quê? Não perca tempo, invista em sua carreira e venha estudar conosco. O nosso curso de Pós-Graduação em Direito Corporativo e Compliance fará de você um especialista no tema.

 

Editorial EPD Online

Editorial EPD Online

A Escola Paulista de #Direito 🎓- EPD - oferece cursos de pós-graduação, atualização, desenvolvimento acadêmico e profissional.
Editorial EPD Online

Últimos posts por Editorial EPD Online (exibir todos)

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *