Dicas essenciais para advogados que trabalham em empresas

advogados que trabalham em empresas
Dicas essenciais para advogados que trabalham em empresas
Avalie esse post

Conseguir um cargo jurídico dentro das organizações, é uma conquista muito valiosa para os advogados, que poderão adquirir mais experiência e crescer no mercado. No entanto, algumas posturas do profissional podem transformar essa oportunidade, em um verdadeiro suicídio profissional. Para evitar correr o risco, confira as dicas essenciais para advogados que trabalham em empresas, que a EPD preparou.

  • Quanto maior o orgulho, maior a queda

Albert Einstein, disse: “A mente que se abre a uma nova ideia, jamais voltará ao seu tamanho original.” – e o contrário também é verdade. Quem está ativo no mercado, não pode se prender ao orgulho de que suas ideias são as únicas corretas.

Dentre as dicas para advogados que trabalham em empresas, uma das mais essenciais é a humildade. Aceitar críticas construtivas e não deixar de considerar as ideias de outros, por mais absurdas que possam parecer é uma qualidade marcante. Estar disposto a ouvir e considerar opiniões alheias, o ajuda a evoluir e a demonstrar maturidade profissional. Não importa o tempo que você tenha de experiência no departamento jurídico das empresas, sempre há coisas novas para aprender.

  • Nunca o que você sabe, será o suficiente

Muitos advogados acabam relaxando nos estudos de atualização, porque acreditam que a nota exemplar obtida em concursos, e até mesmo na própria OAB, são suficientes para comprovar suas competências. Porém, não buscar formas de atualizar o conhecimento todos os dias – e esse tempo não é uma hipérbole – pode tornar o advogado ultrapassado para o cargo, perdendo o posto para alguém mais preparado.

O tempo não para, os comportamentos evoluem, as condições mudam e as Leis acompanham e se adequam a essas mutações. Estudar e estar atualizado com o que acontece no mundo, é um dever na vida de um advogado. Investir em uma rotina de estudos e fazer uma pós-graduação, é um incentivo para estar antenado com as últimas novidades do mercado.

  • Paciência é uma virtude na carreira

Ter paciência com os longos prazos processuais, conservam o coração e a reputação do advogado. Nem tudo depende de você, o que significa que não importa o escândalo que seja feito, as coisas acontecerão no prazo que deve ser. E, como dizem os mais velhos, “quem tem pressa, come crú”.

Burocracia não é uma das coisas mais ágeis no universo, principalmente, quando o assunto é Brasil. Mas, não significa que você tenha que ficar inerte à espera de algumas soluções. É fundamental estar acompanhando minuciosamente o processo, para cobrar soluções mais rápidas, quando houver a possibilidade. Nos casos em que for cobrar, procure ter tato e respeito para não se prejudicar.

  • Muito cuidado para não revelar segredos

Os casos abordados dentro da empresa, geralmente, possuem exigência de sigilo, o que para bom entendedor, é a exigência de não falar sobre o assunto a pessoas que não façam parte da equipe. Revelar informações internas, pode prejudicar o processo e provocar uma demissão.

Manter sigilo é algo complicado, porque por um simples descuido você pode comentar assuntos internos. Especialmente entre os novatos, que estão empolgados com o emprego e querem compartilhar as novas experiências com amigos e familiares, é muito importante tomar cuidado. Uma dica, é sempre deixar os assuntos do trabalho, dentro da empresa. Preserve sua credibilidade por manter uma postura discreta.  

  • Seja pontual em tudo

É importante respeitar prazos, tanto em reuniões como em suas atividades na empresa. A melhor dica para evitar se atrapalhar com os compromissos, é por deixar tudo anotado em uma agenda e montar um cronograma com as prioridades.

É um crime atrasar a entrega de deveres ou a presença em encontros. Então, não caia na armadilha de acreditar que a sua mente tem uma memória infalível. Uma outra dica no Direito corporativo, para não ficar sobrecarregado e negligenciar eventos, é por sempre ter a consciência de que o dia tem apenas 24 horas, ou seja, não diga que estará presente em 10 minutos na reunião, se você sabe que é ‘humanamente’ impossível. Tenha sempre consciência do tempo.

Editorial EPD Online

Editorial EPD Online

A Escola Paulista de #Direito 🎓- EPD - oferece cursos de pós-graduação, atualização, desenvolvimento acadêmico e profissional.
Editorial EPD Online

Últimos posts por Editorial EPD Online (exibir todos)

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *