Concurso: Obesidade pode impedir aprovado de assumir cargo

obesidade
Concurso: Obesidade pode impedir aprovado de assumir cargo
Avalie esse post

De acordo com os peritos do Tribunal de Justiça, o valor do IMC (índice de massa corporal) esperado pra uma pessoa ser considerada apta a trabalhar é entre 18 e 25. Por esse motivo, impediu um candidato, aprovado no concurso público, a assumir a vaga de escriturário.

Wagner Oliveira Costa, morador de Ourinhos (SP), comprovou que conquistou a vaga por mérito, porém o relatório de perícia médica apontou que ele não estava apto a assumir o cargo, pois seu IMC estava acima de 40.

“Eu me sinto frustrado porque eu concorri limpo, com várias pessoas que fizeram Direito e eu passei limpo e não poder assumir por causa do IMC, para mim, é muita injustiça”, desabafou Wagner.

 

Segundo a fonte, essa exigência não estava no edital. Wagner entrou com um processo na Justiça em 2014, e espera até hoje pelo resultado.

“Eu espero que eu possa trabalhar, ter aquilo que eu consegui competindo com outras pessoas, que eu conquistei por merecimento, pelo meu esforço”, disse.

De acordo com o advogado Akira Kobayashi, tudo depende da função que vai ser exercida. “Se o candidato conseguir comprovar que as atividades do dia a dia não serão prejudicadas por seu peso, tem grandes chances de ganhar a causa”, explicou.

Recentemente, o caso da professora Mariana Justulin teve uma decisão favorável. O magistrado considerou que a obesidade não iria interferir no trabalho dela, em sala de aula.

 

Leia a notícia completa aqui.

 

pós graduação grátis

Daniel Fernandes

Daniel Fernandes

Advogado e Marketing Jurídico - Colunista no Blog do EPD Online.
Daniel Fernandes
Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *