As 6 principais causas de desistência dos estudantes de Direito

desistência dos estudantes
As 6 principais causas de desistência dos estudantes de Direito
Avalie esse post

Durante o processo de preparação para provas e exames, é comum o candidato para a Prova da OAB se sentir desmotivado em alguma etapa. Listamos as principais causas de desistência  dos estudantes para que você possa identificar e esquivar-se desses obstáculos, mantendo o foco na aprovação.

 

Veja este conteúdo também: Veja 10 imagens motivacionais para advogados impulsionar sua carreira

 

1 – Preparo emocional desde o início. Prepara-se e ter consciência do caminho a ser percorrido, além de identificar possíveis dificuldades é fundamental para evitar frustrações.

 

2 – Cansaço. Longos períodos de estudo e dedicação resultam em cansaço físico e psicológico. É mais comum após vários meses, porém é importante lembrar de que a maior parte do caminho já foi percorrida. Inclua pausas de descanso, mas não perca o foco.

 

3 – Pressão de familiares. O candidato pode enfrentar duas situações. A primeira acontece quando a família incentiva tanto que o candidato se sente pressionado em ser aprovado para não decepcionar, e a segunda quando não há compreensão e apoio, principalmente nos momentos de estudo. Tenha em mente de que para quem está de fora, é complicado entender a amplitude do projeto, incluindo a paciência e dedicação dispensadas.

 

Dica de leitura: Acabei de me formar em direito, e agora?

 

4 – Problemas financeiros. Causa mais comum de abandono da preparação. Dividir o tempo de estudos com o trabalho fixo é um dos fatores determinantes, contudo, a força de vontade e de superação deve falar mais alto nesses casos. Desenvolva um orçamento, organize-se, seja criativo e pesquise bastante. Há vários cursos preparatórios que oferecem condições de pagamento e preços acessíveis.

 

5 – Reprovações anteriores. Somos acostumados a encarar qualquer tipo de reprovação como fracasso. Não percebemos que pessoas bem sucedidas precisaram de inúmeras tentativas para alcançar o sucesso. É possível aprender com os erros e ajustar o que for necessário.

 

6 – Insegurança. Nunca duvide da sua capacidade! Quando há dúvida, qualquer outro motivo se torna a desculpa perfeita para justificar a desistência. A conquista do objetivo leva ao sucesso e faz todo o esforço valer a pena.

Editorial EPD Online

Editorial EPD Online

A Escola Paulista de #Direito 🎓- EPD - oferece cursos de pós-graduação, atualização, desenvolvimento acadêmico e profissional.
Editorial EPD Online
Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *