Técnicas para melhorar sua concentração durante os estudos para OAB

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Técnicas para melhorar sua concentração durante os estudos para OAB
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Dominar a habilidade de se concentrar por longos períodos requer muita prática. Nos estudos para o Exame de Ordem da OAB, a concentração é fundamental para melhorar o desempenho, portanto fique atento às dicas de concentração que podem te ajudar tanto nos estudos como no dia da prova.

 

De acordo com relato publicado em uma edição do New York Times no ano de 1910, Thomas Edison, o inventor da lâmpada, tinha problemas com concentração e acabava deixando coisas importantes de lado para se dedicar a outras atividades. Porém, quando percebeu que seu ponto fraco era a concentração, se dedicou a resolver um problema de cada vez e o resultado foi a produção e patente de mais de 2 mil invenções. Também tem dificuldade para se concentrar? Você não está sozinho e isso tem uma explicação!

 

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O sistema límbico, que comanda as emoções, sempre vai priorizar a concentração em elementos que despertem sensações intensas. Por exemplo, em uma festa barulhenta, quando alguém se aproxima para puxar papo, seu cérebro elege a pessoa como o foco mais importante, ignorando todos os outros estímulos ao redor e direcionando suas habilidades cognitivas para a conversa.  

 

Segundo David Schlesinger, neurocientista do Hospital Albert Einstein, temos um tempo limite de concentração. “De 45 minutos a uma hora é o máximo de tempo que a maioria das pessoas consegue se concentrar em um só assunto. Por isso precisamos de intervalos entre as aulas, por exemplo”, afirma. Porém, tenha disciplina! Não deixe que o intervalo dure o dia inteiro.

 

Durante os estudos, tente estipular pequenas metas, como passar de fase em um jogo. Dessa forma, você desenvolve motivação para completar tarefas e evita procrastinar. Vale lembrar que a concentração é uma habilidade que pode sempre ser aprimorada e que é fundamental manter celulares, tablets e computadores desligados, para garantir pleno foco no conteúdo estudado.

 

A meditação é uma técnica muito indicada por especialistas e psicólogos para melhorar os níveis de concentração. Visualize um ponto e tente não pensar em mais nada por alguns minutos, assim que sua mente começar a divagar, concentre-se no ponto novamente. Procure sempre aumentar a quantidade de tempo concentrado.  

 

Além disso, criar listas com prioridades e executar uma tarefa de cada vez também é eficaz, pois você se concentra em cumprir cada compromisso e afasta preocupações que poderiam te distrair. Depois de se concentrar em todas essas dicas, está na hora de colocar em prática. Bons estudos!

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